SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Recover the legacy of Martín-Baró: Social War PsychologyNews and relevance the Social Psychology of Liberation in psychosociological teaching and research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

FERREIRA, Clarice Regina Catelan  and  FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A atuação da psicologia em contextos de pobreza: algumas contribuições de Martin-Baró. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.33, pp. 67-77. ISSN 1870-350X.

Neste trabalho, apresentamos reflexões sobre a história da atuação da psicologia em contexto de pobreza no Brasil, e sobre contribuições advindas dos pressupostos de Ignácio Martin-Baró para a atuação neste contexto. Entendemos que essa é uma discussão importante na área da Psicologia, que muito pouco tem abordado a questão da pobreza no país. Discorremos sobre como as políticas públicas têm previsto a atuação do psicólogo em programas de amparo à pobreza, assim como a formação e atuação do psicólogo nas políticas públicas. Tomando como referência o materialismo histórico e dialético, defendemos a importância de que a atuação deste profissional esteja apoiada em referenciais teóricos sólidos e que parta da compreensão  da gênese histórica da pobreza, das contradições da sociedade capitalista, para assim, atuar de modo comprometido, com uma psicologia ética e política.

Keywords : Psicologia Política; Psicologia Histórico-Cultural; Psicologia da Libertação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License