SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Actuación de la psicología en contextos de pobreza: Algunas contribuciones de Martin-BaróPsicología de la liberación y feminismo: la potencia de un encuentro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

ROBERTAZZI, Margarita. Actualidad y pertinencia de la psicología de la liberación en la enseñanza y la investigación psicosociológicas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.33, pp. 79-88. ISSN 1870-350X.

Este artigo refere-se à atualidade e relevância do trabalho de Ignacio Martín-Baró no ensino, pesquisa e extensão universitária da Psicologia Social. Abrange a experiência da autora desta comunicação como professora-pesquisadora da disciplina, a partir do encontro com o pensamento do psicólogo social salvadorenho. A descrição da própria prática profissional e acadêmica permite contextualizar essa experiência em um momento histórico particular e em uma unidade acadêmica com características próprias para a formação de psicólogos e psicólogas (sociais). A perspectiva psicossocial e psicopolítica de Martín-Baró propõe focalizar os problemas urgentes que surgem nas sociedades latinoamericanas, atendendo às vítimas do sistema econômico. Com base nas profundas transformações que abalaram a Argentina nas últimas quatro décadas, refletidas nos altos índices de pobreza, indigência e marginalização social, torna-se necessário que futuros profissionais possam conhecer, entender e contribuir para uma mudá-las.

Palabras clave : Psicología da Libertação; Psicanálise; Docência.

        · resumen en Portugués | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License