SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Não ousamos dizer "não" aos nossos chefes, mas ... gostaríamos de? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

FARIAS, Eliana Santos de; NAKANO, Tatiana de Cássia; BONFA-ARAUJO, Bruno  e  WECHSLER, Solange Muglia. Estilos de pensar e criar em universitários da área de gestão de pessoas. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 99-111. ISSN 1870-350X.

Os estilos de pensar e criar são definidos como maneiras preferenciais de expressão criativa e envolvem a intersecção entre as habilidades cognitivas e características de personalidade, dentro de um contexto maior, o ambiente. Objetivou-se investigar tais estilos em uma amostra composta (M = 24,55, DP = 5,73) de estudantes do 2º semestre do curso de tecnólogo em Administração, com ênfase na área de gestão de pessoas, os quais responderam à Escala de Estilos de Pensar e Criar (EEPC). Os resultados foram consonantes com a literatura ao mostrar diferenças somente em relação a variável sexo, em que o estilo Lógico-Objetivo se mostrou influenciado por essa variável, a favor das mulheres. A idade não exerceu influência em nenhum dos estilos.

Palavras-chave : Avaliação Psicológica; Criatividade; Universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License