SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Styles of thinking and creating in undergraduates of the management areaPerception of street sexual harassment in women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

MAYORAL, Luisa; REZRAZI, Amine  and  GANGLOFF, Bernard. Não ousamos dizer "não" aos nossos chefes, mas ... gostaríamos de?. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 113-119. ISSN 1870-350X.

Em toda sociedade, e particularmente no ambiente de trabalho, o alinhamento ou submissão à autoridade é valorizado positivamente; enquanto, a rebeldia é reprovada. Essa adesão a uma "norma de obediência" se traduz em evitar todo tipo de comportamento que questione a hierarquia de poderes dentro de um sistema social constituído como tal. O presente trabalho vem de uma pesquisa que procura detectar a presença dessa regra de obediência no setor privado. Nesse sentido, 120 trabalhadores de empresas com idades entre 25 e 45 anos, foram solicitados por telefone e, sob a técnica de bola de neve, a colaborar para responder voluntaria e pessoalmente a um questionário de 24 itens sobre submissão à autoridade, de duas maneiras diferentes: honestamente e de acordo com o seu eu ideal. Nossos resultados indicam que os indivíduos estão conscientes da necessidade de serem obedientes, mas que, no plano ideal, eles gostariam de se expressar com mais rebeldia.

Keywords : submissão; obediência; norma; eu ideal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License