SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Relaciones entre la satisfacción sexual y la calidad de las relaciones matrimoniales en estudiantes universitariosPropiedades Psicométricas de la Prueba House-Tree-Person (HTP): Análisis de la producción científica brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

VIEIRA-SANTOS, Joene  y  HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira. Instrumentos com evidências psicométricas para avaliar o desempenho de professores universitários: revisão de literatura. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 143-158. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo foi identificar instrumentos brasileiros com evidências psicométricas para avaliação do desempenho de professores universitários. Foi realizada revisão de literatura a partir do Scielo, Pepsic e Portal de Periódicos da CAPES. Dois grupos de descritores foram utilizados: (a) escala, inventário, questionário, instrumento, checklist e avaliação; (b) professor e docente. Nas bases foi utilizado um par de descritores por vez, associados pelo operador lógico AND. Foram encontrados 24 instrumentos que, de modo geral, apresentaram o Alfa de Cronbach como evidência de fidedignidade e evidências de validade relacionadas ao conteúdo e à estrutura interna. Estudos futuros sobre construção e adaptação de medidas psicométricas para avaliar o desempenho de professores devem definir com precisão os construtos e ampliar as evidências psicométricas investigadas, envolvendo estudos de validade de critério. Este estudo contribuiu com a identificação dos instrumentos que cientistas e educadores têm a disposição no Brasil, bem como com a proposição de investigações que são necessárias para o aperfeiçoamento da avaliação de professores universitários.

Palabras clave : Professores; Instrumentos; Avaliação do desempenho docente; Ensino Superior; Evidências psicométricas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License