SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Instrumentos con evidencias psicométricas para evaluar el desempeño de profesores universitarios: revisión de literaturaConformidad con las normas de género: Revisión sistemática de las evidencias de validez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

DIAS-VIANA, João Lucas. Propriedades psicométricas do Teste House-Tree-Person (HTP): Análise da produção científica brasileira. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 159-170. ISSN 1870-350X.

O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar pesquisas feitas com o HTP no Brasil, com o intuito de reunir estudos sobre a qualidade psicométrica do instrumento. Por meio de uma revisão sistematizada da literatura, foram consultadas as bases de dados da Scielo, PePSIC, Lilacs e Index Psi. Os artigos foram obtidos por meio da utilização dos buscadores "HTP", "house tree person" e "casa árvore pessoa", resultando num total de 14 estudos. Os resultados indicaram publicações feitas no período de 1999 a 2018, realizadas, em sua maioria, por autores de instituições paulistas, que tinham como principal objetivo a avaliação de aspectos emocionais de populações clínicas. Destacou-se a escassez de estudos que buscavam qualidades psicométricas para o teste, evidenciando a necessidade de buscar parâmetros psicométricos para o HTP no Brasil.

Palabras clave : avaliação psicológica; desenho da casa-árvore-pessoa; psicodiagnóstico; técnicas projetivas; testes psicológicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License