SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Propiedades Psicométricas de la Prueba House-Tree-Person (HTP): Análisis de la producción científica brasileñaLa influencia del bienestar subjetivo en la calidad de vida en ancianos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

SILVA, Julia Caciano da; VALENTINI, Felipe  y  FREITAS, Clarissa Pinto Pizarro de. Conformidade com normas de gênero: Revisão sistemática das evidências de validade. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 171-182. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática para verificar as evidências de validade da estrutura interna do Inventário de Conformidade com as Normas Femininas e do Inventário de Conformidade com as Normas Masculinas. Os resultados desta revisão permitem verificar a aplicabilidade da estrutura subjacente, bem como a relação entre os itens e o construto avaliado nos instrumentos. A busca foi efetuada nas bases PUBMED, PsycINFO e SCOPUS. A análise das propriedades psicométricas relatadas nas publicações pautou-se nas recomendações de instituições competentes na área. Foram incluídas 19 publicações, as quais continham uma amostra composta predominantemente por jovens universitários heterossexuais. As publicações encontradas contêm dados que corroboram a validade e a fidedignidade dos instrumentos, mas são encontradas lacunas em torno do modelo teórico mais adequado: fatores correlacionados ou bifactor.

Palabras clave : normas de gênero; feminilidade; masculinidade; psicometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License