SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Gender conformity norms: a systematic review of validity evidenceLevels of Subjective Well-Being in elderly nursing homes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

MARTINELLI, Marcelo  and  RUEDA, Fabián J. M.. A influência do bem-estar subjetivo na qualidade de vida em idosos. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 183-193. ISSN 1870-350X.

A literatura psicológica vem mostrando aumento no interesse pela pesquisa na população de idosos, assim como pelos impactos advindos com a crescente expectativa de vida no mundo. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo estudar os construtos bem-estar subjetivo e qualidade de vida, verificando a possível influencia entre os construtos em uma amostra de idosos. Participaram 71 pessoas, com idade entre 60 e 85 anos (M=68,20), sendo 58 (81,69%) mulheres. Os idosos, em grupos de três a cinco pessoas, responderam a Escala de Bem-Estar Subjetivo e o WHOQOL-Old. Os resultados indicaram que os afetos positivos exerceram influência moderada nas facetas autonomia e atividades passadas, presentes e futuras, enquanto os afetos negativos tiveram influência fraca em todas as facetas da qualidade de vida. Por fim, a satisfação com a vida influenciou apenas a faceta participação social da qualidade de vida. Os dados são discutidos à luz da literatura e considerações são tecidas sobre a importância dos construtos para essa população especificamente.

Keywords : afetos positivos; afetos negativos; satisfação com a vida; envelhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License