SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34La influencia del bienestar subjetivo en la calidad de vida en ancianosEscala de razones para vivir (emviver): proceso de construcción del artículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

FERREIRA, Jennifer Carla Reis; PIOVEZAN, Nayane Martoni; MUNER, Luana Comito  y  BATISTA, Helder Henrique Viana. Níveis de bem-estar subjetivo em idosos asilados. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 195-205. ISSN 1870-350X.

O objetivo do presente estudo foi investigar o Bem Estar Subjetivo (BES) de idosos que residiam em um asilo e identificar diferenças relacionadas às características sociodemográficas. Foram participantes 40 idosos, com idades entre 68 e 96 anos (M= 84,88; DP= 5,936; 72,5% mulheres), residentes em um asilo particular de uma cidade do interior de São Paulo. Um questionário demográfico e a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) foram os instrumentos utilizados. Os resultados indicaram que os idosos que recebiam vististas com maior frequência apresentaram maiores níveis de afeto positivo e satisfação com a vida e menos afetos negativos, o que pode indicar maior BES. Os resultados ratificam a importância da manutenção da convivência familiar na vida de idosos residentes em asilos.

Palabras clave : avaliação psicológica; qualidade de vida; relações familiares; psicologia positiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License