SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Niveles de Bienestar Subjetivo en hogares de ancianosCiberacoso y depresión en adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

GOMES, Marco Antonio; DELLAZZANA-ZANON, Letícia Lovato; BAPTISTA, Makilim Nunes  y  PALLINI, Ana Celi. Escala de motivos para viver (emviver): processo de construção dos itens. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 207-220. ISSN 1870-350X.

A presente pesquisa teve como objetivo apresentar a construção dos itens de um novo instrumento psicométrico denominado de Escala de Motivos para Viver (EMVIVER), a partir da visão da Psicologia Positiva. Participaram do estudo 107 universitários de uma cidade do interior do estado de Minas Gerais, com média de idade de 26,20 anos (DP= 9,90), sendo a maioria do sexo feminino. A pergunta aberta disparadora foi "Quais seus motivos para viver?". O conteúdo das respostas foi avaliado qualitativamente e os resultados apontaram para a construção de itens aglutinados em cinco fatores, denominados de acordo com a literatura em: (a) Relacionamentos significativos; (b) Atração pela vida; (c) Planos para o futuro; (d) Aspectos relacionados ao Eu e (e) Virtudes. A partir da construção dos itens, as propriedades psicométricas da escala serão testadas futuramente, a fim de avaliar se as categorias teóricas sustentam a escala.

Palabras clave : pesquisa qualitativa; psicologia positiva; construção de instrumento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License