SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Reasons for Living Scale (EMVIVER): Process for Constructing of ItemsSuicidal Ideation and Attempts in Adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

WENDT, Guilherme Welter  and  LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo. Cyberbullying e depressão em adolescentes. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 221-231. ISSN 1870-350X.

Esse estudo transversal avaliou a prevalência do fenômeno do cyberbullying em uma amostra de adolescentes, bem como verificou associações entre sintomas de depressão e diferenças em relação a variáveis sociodemográficas. Participaram 367 adolescentes (M = 14,76 anos; DP = 1,40), sendo maioria 55,6% do sexo feminino. Os resultados mostraram que 72,7% e 75,6% revelaram ao menos uma ocorrência de cyber agressão e cyber vitimização nos últimos seis meses, respectivamente. Comportamentos prevalentes em ambas as formas de cyberbullying foram piadas em fóruns online. Não houve diferenças entre os sexos na ocorrência do cyberbullying, embora diferenças significativas foram encontradas em relação à faixa etária, mostrando que os adolescentes mais velhos se envolveram mais com cyberbullying. Correlações positivas significativas foram encontradas entre o envolvimento com cyberbullying, idade, tempo gasto na internet e sintomas de depressão. Adolescentes vítimas-agressores reportaram médias superiores de depressão. Os resultados são discutidos em termos de suas implicações para tratamento e prevenção.

Keywords : Cyberbullying; Depressão; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License