SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Cyberbullying and depression in adolescentsMeanings and motives for suicide in people with previous attempts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

HERENIO, Alexandre Castelo Branco  and  ZANINI, Daniela Sacramento. Ideação e tentativa de suicídio em adolescentes. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 233-243. ISSN 1870-350X.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os índices de ideação e tentativa de suicídio entre uma amostra de adolescentes da cidade de Goiânia. Analisou-se também a relação entre ideação e tentativa de suicídio destes adolescentes com o autorrelato de problemas de comportamentos. Para tanto, foi pesquisada uma amostra de 240 adolescentes de 12 a 18 anos, por meio do Youth Self Report. Os resultados indicam um índice ideação suicida inferior ao encontrado em outros estudos, e um índice tentativa de suicídio superior ao encontrado em outros estudos, para a amostra de adolescentes goianos. Este dado sugere uma característica impulsiva do comportamento suicida dos adolescentes deste município. Também se encontrou uma relação estatisticamente significativa entre ideação e tentativa de suicídio e todos os problemas de comportamento e o grupo de adolescentes que relataram problemas de comportamento apresentaram significativamente mais ideação e tentativa de suicido quando comparados com os demais.

Keywords : Suicídio; Ideação Suicida; Tentativa de Suicídio; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License