SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Ciberacoso y depresión en adolescentesSignificados y motivos de suicidio en personas con intento prévio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

HERENIO, Alexandre Castelo Branco  y  ZANINI, Daniela Sacramento. Ideação e tentativa de suicídio em adolescentes. Psicol. Am. Lat. [online]. 2020, n.34, pp. 233-243. ISSN 1870-350X.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os índices de ideação e tentativa de suicídio entre uma amostra de adolescentes da cidade de Goiânia. Analisou-se também a relação entre ideação e tentativa de suicídio destes adolescentes com o autorrelato de problemas de comportamentos. Para tanto, foi pesquisada uma amostra de 240 adolescentes de 12 a 18 anos, por meio do Youth Self Report. Os resultados indicam um índice ideação suicida inferior ao encontrado em outros estudos, e um índice tentativa de suicídio superior ao encontrado em outros estudos, para a amostra de adolescentes goianos. Este dado sugere uma característica impulsiva do comportamento suicida dos adolescentes deste município. Também se encontrou uma relação estatisticamente significativa entre ideação e tentativa de suicídio e todos os problemas de comportamento e o grupo de adolescentes que relataram problemas de comportamento apresentaram significativamente mais ideação e tentativa de suicido quando comparados com os demais.

Palabras clave : Suicídio; Ideação Suicida; Tentativa de Suicídio; Adolescência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License