SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Work, precariousness and subjectivity in the modernization processes of the automotive industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

COMAS-NAZARIO, Ángel R.. Crise no mundo do trabalho. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.35, pp. 1-14. ISSN 1870-350X.

Desde a década de 1970, o mundo do trabalho passou por profundas transformações devido à reorganização dos modos de produção capitalistas. Estas são, por sua vez, facilitadas pela gestão neoliberal da globalização econômica, pelas mudanças aceleradas e constantes apresentadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e para o fim do estado de bem-estar. Diz-se que, neste contexto, as condições psicossociais de trabalho tornaram-se precárias, o que se refletiu na fragilidade das relações de trabalho, na instabilidade subjetiva e econômica e nos ambientes de trabalho tóxicos, entre outros. Diante desse quadro, argumenta-se que a Psicologia Industrial / Organizacional (PI / O) enfrenta importantes desafios teórico-metodológicos e, portanto, é urgente estudar criticamente o papel histórico deste campo para repensar seu trabalho intelectual que, além disso, integra uma perspectiva centrada nos trabalhadores em sua ação organizacional e laboral; longe do empregador exclusivo que trabalha e privilegia a PIO.

Keywords : psicologia industrial / organizacional; psicologia do trabalho e das organizações; psicologização do trabalho; mercado de trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License