SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Crise no mundo do trabalhoCultura de segurança organizacional: variáveis de grupo relacionadas ao comportamento seguro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

DALL'ASTA, Constanza. Trabalho, precariedade e subjetividade nos processos de modernização da indústria automotiva. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.35, pp. 15-30. ISSN 1870-350X.

Com base em um estudo sobre os processos de modernização da indústria automotiva de Córdoba nas últimas três décadas, um dos objetivos foi orientado a conhecer os processos de subjetivação da precariedade nos trabalhadores da indústria automotiva, na perspectiva do desenvolvimento e da saúde. Com base no método biográfico, foram realizadas entrevistas de trajetórias com doze trabalhadores das áreas de produção de empresas automotivas locais (terminais e fornecedores). Dentre os principais resultados da pesquisa, observa-se que a precariedade subjetiva responde a uma desvalorização das experiências de trabalho formalizadas, principalmente devido ao agravamento das condições de trabalho e à intensificação do ritmo de produção. A degradação dos laços coletivos também foi observada devido à pressão da gestão, competição entre pares e certas práticas sindicais. Neste quadro, os trabalhadores vivenciam significativa incerteza quanto à evolução das suas carreiras profissionais e falta de reconhecimento do seu trabalho, devido à existência de restrições ao conhecimento da profissão adquirido para integrar os sistemas de classificação profissional.

Palavras-chave : precariedade; subjetividade; modernização; indústria automotiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License