SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Trabajo, precariedad y subjetividad en los procesos de modernización de la industria automotrizDinámica emocional, confianza y apredizaje organizacional: un estudio desde los sistemas complejos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

ORTEGA, Cecilia Aguilar; CANTO, Thelma Cetina; LEY, Guadalupe Centeno  y  LIRA, Ezequiel Ramírez. Cultura de segurança organizacional: variáveis de grupo relacionadas ao comportamento seguro. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.35, pp. 31-43. ISSN 1870-350X.

O objetivo foi conhecer o nível de percepção que um grupo de trabalhadores tem sobre a resposta de segurança do chefe, comportamento seguro dos colegas de trabalho e a conduta segura do trabalhador; assim como se existisse uma relação entre essas variáveis e as diferenças pelo sexo.Participaram 868 trabalhadores de empresas de serviços e área comercial. Foram nusadas as respostas de segurança do chefe, o comportamento seguro dos colegas e a conduta segura do trabalhador. Os resultados indicam que os trabalhadores percebem que o seu chefe está interessado na segurança da sua equipe, que o seus colegas se comportam com segurança e da mesma forma, indicam que tendem a se comportar com segurança e a cuidar de seus pares. No que se refere à relação das variáveis, constatou-se que existe uma relação entre as variáveis grupais e a segurança de conduta do trabalhador.

Palabras clave : Cultura de segurança; chefe; colegas; conduta segura; organização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License