SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Cultura de seguridad organizacional: variables grupales relacionadas con la conducta seguraDispositivos para el mapeo de competencias: contribuciones del método de instrucción al sósias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

MONTENEGRO, Saúl Gustavo  y  SCHROEDER, Ivana Karina. Dinâmica emocional, confiança e aprendizagem organizacional: um estudo a partir de sistemas complexos. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.35, pp. 45-60. ISSN 1870-350X.

Este artigo apresenta uma operacionalização da disposição de confiança, entendida como aspecto relevante para a produção de conhecimento, aprendizagem e inovação organizacional. Com base em princípios de sistemas complexos e com o propósito de entender como ocorre ou não a aprendizagem organizacional, o desenho da pesquisa se baseia em um complexo empírico de 45 casos de processos de aprendizagem organizacional em organizações de Córdoba (Argentina) que receberam aconselhamento técnico. São analisadas 150 entrevistas em profundidade com atores institucionais participantes e assessores técnicos. Infere-se que as variações na confiança ao nível individual estão associadas a elementos de natureza intrapessoal e de natureza emocional, representacional e comportamental; e que se manifesta como um padrão auto-organizado envolvendo elementos relacionados à dinâmica de interação cognitiva entre os atores. Os resultados têm implicações para pesquisadores, gestores e profissionais de consultoria que realizam intervenções no campo das organizações.

Palabras clave : emotividade, confiança; aprendizado organizacional; sistemas complexos; estudo de casos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License