SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Dinâmica emocional, confiança e aprendizagem organizacional: um estudo a partir de sistemas complexosGênero e ensino universitario. Abordagem de um programa de saúde ocupacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

SANTOS, Raquel Alves; SILVA, Bruno Leonardo Bezerra da; DA ROCHA FALCAO, Jorge Tarcísio  e  ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão. Dispositivos para mapeamento de competências: contribuições do método de instrução ao sósia. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.35, pp. 61-77. ISSN 1870-350X.

Apresentamos dados de pesquisa aplicada no âmbito da universidade pública brasileira. Teve como objetivo investigar pressupostos teóricos conceituais para a criação de dispositivo de mapeamento de competências gerenciais. O modelo foi consubstanciado na teoria da clínica da atividade visando ao desenvolvimento da atividade através da ampliação do poder de agir de sujeitos e coletivos. O método dialógico de coanálise do trabalho, realizada em grupo e no formato adaptado à gestão pública universitária, validou o modelo conceitual e comprovou que o mapeamento de competências pode levantar conjuntos de possibilidades mobilizáveis pelo indivíduo no contexto de seu coletivo laboral. A validação do modelo permitiu verificar que houve a produção de desenvolvimento de recursos para a ação e protagonismo do trabalhador na coanálise, pois a narratividade como dispositivo operante de acesso à atividade laboral proporcionou abertura para o confronto, afetações, recriações por meio do diálogo entre trabalhador e experiências do trabalho real.

Palavras-chave : Clínica da atividade; Instrução ao sósia; Mapeamento de competências; Modelo conceitual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License