SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Dispositivos para mapeamento de competências: contribuições do método de instrução ao sósiaValidação de construção e conteúdo de questionários de teletrabalho e trabalho remote índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

ALBERICI, Alejandrina. Gênero e ensino universitario. Abordagem de um programa de saúde ocupacional. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.35, pp. 79-87. ISSN 1870-350X.

Os atributos em torno do gênero são instituídos a partir de sociedades específicas que se caracterizam por construir suas relações sociais a partir de um pressuposto ideológico. A universidade pública, como instituição social, não se exime das construções e relações de gênero que estão em jogo em todas as áreas de trabalho. O artigo destaca algumas manifestações da problemática de gênero presentes no desenvolvimento do ensino universitário em dois sentidos; em relação às dificuldades encontradas pelas professoras para o desenvolvimento da própria carreira, e em relação às situações de violência por motivos de gênero percebidas subjetivamente. Por fim, refere-se à intervenção sindical como instrumento de transformação dos cenários em que esse problema se desdobra.

Palavras-chave : gênero; ensino universitario; ação coletiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License