SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Gender and university teaching. Approach from an occupational health programRacism, work and psychology: ethical-political provocations in the light of the pandemic by COVID-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

MACIAS, Arianne Medina et al. Validação de construção e conteúdo de questionários de teletrabalho e trabalho remote. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.35, pp. 89-104. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo é construir e validar o conteúdo de dois questionários paralelos para estudar o teletrabalho / trabalho a distância. Uma versão foi construída para os trabalhadores e outra para seus chefes diretos. As categorias são: conhecimento; condições e resultados de trabalho; habilidades profissionais e satisfação com essas modalidades de trabalho. Na validação por critérios de especialistas, participaram 7 especialistas de reconhecido prestígio e no piloto uma amostra de 43 professores de um centro de ensino superior (86% professores e 14% gestores). Obteve-se 100% de concordância quanto ao paralelismo entre as duas versões e coerência das subseções - categorias e índice de validade de conteúdo entre 86 e 100%. Na pilotagem, confirma-se a eficácia das seções, sendo todas selecionadas, em maior ou menor grau. Esses resultados sugerem que ambas as versões corrigidas serão instrumentos eficazes para avaliar o teletrabalho e o trabalho remoto.

Keywords : teletrabalho; trabalho remoto; validade de conteúdo; validade por critérios de especialistas; índice de validade de conteúdo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License