SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Politizar a deficiência, produzir aleijamentos desde o Sul GlobalReflexões Sobre a Socioeducação Feminina a partir do Conceito de Sofrimento Ético-Político índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

AQUINO, Gessica do Carmo de; GOUVEIA, Halina Cavalcanti  e  VALENTIM, Alanna Figueiroa. Renascer para Resistir: A Experiência da Escola de Formação Antimanicomial. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.36, pp. 139-147. ISSN 1870-350X.

A Reforma Psiquiátrica Brasileira foi impulsionada pela organização da população a fim de questionar o modelo hegemônico manicomial e apontar novas possibilidades de cuidado. A participação social não se restringe aos espaços formais instituídos e a formação política possui papel fundamental para a construção de um processo crítico- reflexivo. O artigo traz a experiência de uma formação política em saúde mental como possível vetor de transformações sociais, um estudo qualitativo em formato de relato de experiência, com o objetivo de analisar a experiência e desdobramentos de duas edições da Escola de Formação Antimanicomial de Recife e Região Metropolitana. A análise dos dados foi baseada no método de sistematização de experiências proposto por Holliday. A Escola se mostra um potente instrumento de luta pela Reforma Psiquiátrica, que pode ser apropriado e adaptado aos diferentes contextos em função do fortalecimento do protagonismo dos usuários dos serviços de saúde mental.

Palavras-chave : luta antimanicomial; formação política; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License