SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Renascer para Resistir: A Experiência da Escola de Formação AntimanicomialColetivo Cora Carolina: A Construção de Velhices, Subjetividades e Potencialidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

COSTA, Lívia Rebouças da  e  PAIVA, Ilana Lemos de. Reflexões Sobre a Socioeducação Feminina a partir do Conceito de Sofrimento Ético-Político. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.36, pp. 149-159. ISSN 1870-350X.

Historicamente, as mulheres vêm sendo alvo da opressão/exploração dentro da sociedade patriarcalista-racista-classista vigente. Ao se jogar luz sobre o contexto do público feminino do sistema socioeducativo brasileiro, constata-se a radicalidade desse processo, especialmente para meninas negras e periféricas. Diante disso, o presente trabalho objetivou analisar de que forma o sofrimento ético-político, conceito desenvolvido para entender a dialética da exclusão/inclusão perpassa a vivência das adolescentes que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade. Como resultados, constatou-se que a reprodução do racismo e do machismo dentro do sistema socioeducativo se engendram como elementos constituinte desse sofrimento na vida das meninas, que, por sua vez, têm suas subjetividades forjadas a partir desse mecanismo. A partir disso, intentou-se provocar uma reflexão sobre a necessidade de se desenvolverem saberes comprometidos com a transformação da realidade.

Palavras-chave : adolescentes mulheres; medida socioeducativa privativa de liberdade; sistema cisheteropatriarcal-racista-classista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License