SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Cognicion Social y Heurítica: Las Influencia de Los Estereos em la Toma de DecisionesContribuciones de la Psicología Educativa al Desempeño Lectoral en Pisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia para América Latina

versión On-line ISSN 1870-350X

Resumen

SANTOS, Morgana Sanderi dos; LUZ, Susana Konig  y  DIAS-VIANA, João Lucas. Religiosidade e Satisfação Conjugal: Percepções de casais evangélicos. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.36, pp. 193-203. ISSN 1870-350X.

Este estudo investigou a percepção de casais evangélicos acerca de como a religião interferiu na decisão de casar e na satisfação conjugal. Participaram da pesquisa 5 casais heterossexuais, totalizando 10 pessoas, com idades variando de 35 a 68 anos (M = 52,20; DP = 11,11), que estavam casados ou em união estável há mais de 10 anos. Foi utilizado na coleta de dados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram a função socializadora religião, bem como normatizadora da moralidade cristã, estabelecendo o casamento como um ideal e preconizando o sexo após o casamento. Quanto à satisfação conjugal, os participantes afirmaram que a religião auxilia na manutenção da união amorosa, mas também foi evidenciada a importância da comunicação, da boa convivência e da empatia com o cônjuge. Com base nos resultados deste estudo, foi possível observar que os casais possuem a percepção de que a religião os auxilia a manter o casamento, bem como no enfrentamento de adversidades.

Palabras clave : casamento; crenças religiosas; relações conjugais; relações familiares; valores sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License