SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Religiosity and Marital Satisfaction: Perceptions of Evangelical CouplesDream Windmills: Life Projects in Aging author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia para América Latina

On-line version ISSN 1870-350X

Abstract

INACIO, Amanda Lays Monteiro; FERRAZ, Adriana Satico  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Contribuições da psicologia educacional para o desempenho em leitura no pisa. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.36, pp. 205-216. ISSN 1870-350X.

A habilidade de compreender o conteúdo lido é complexa e traz implicações para a formação educacional e social dos indivíduos, dependendo de uma série de fatores socioeconômicos, situacionais, motivacionais, entre outros. Este estudo teórico reflexivo traz algumas possibilidades de contribuição da Psicologia Educacional para desenvolver a compreensão de leitura, a partir da discussão de estudos que investigaram os aspectos antecedentes de desempenho em leitura do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA). Evidenciou-se que os aspectos socioeconômicos e culturais possuem notoriedade ao desenvolvimento escolar, aliados à qualificação docente, atividades extracurriculares, hábito e ambientes adequados para leitura. As estratégias metacognitivas e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação também se mostraram importantes. Espera-se que as reflexões trazidas possam ampliar os conhecimentos dos profissionais atuantes na área psicoeducacional e fomentar discussões e práticas mais condizentes com a realidade.

Keywords : educação; compreensão de leitura; PISA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License