SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Dilemas familiares, fibromialgia e a relação com o grupo de apoio: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

LIMA, Andréa Moreira. Epistemologias feministas, psicologia social e pós-colonialismo: aproximações e desafios. Psicol. Am. Lat. [online]. 2021, n.36, pp. 251-263. ISSN 1870-350X.

O artigo apresenta o campo das epistemologias feministas, discutindo as principais críticas feministas ao modelo de ciência tradicional. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa realizada a partir do levantamento e análise de textos clássicos e contemporâneos sobre a temática. Inicialmente, são discutidos os impactos da parcialidade de gênero na construção e consolidação de hipóteses e teorias científicas. Em seguida, são apresentadas contribuições advindas da psicologia social crítica feminista e das perspectivas pós-colonialistas na interpretação da produção do conhecimento científico, destacando iniciativas políticas e acadêmicas para a ampliação da participação e da representatividade das mulheres na ciência, com foco no contexto latino-americano. Apesar dos desafios ainda existentes para a superação da desproporcionalidade de gênero na ciência, as perspectivas feministas têm favorecido o alargamento gradativo da representatividade das mulheres na produção científica, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades de gênero em todas as suas amplitudes.

Palavras-chave : epistemologias feministas; gênero; feminismos; psicologia social; pós-colonialismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License