SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Early prevention and tracing in childish psychiatry: does psychoanalysis have anything to bring to the present debate?From the imaginary to the symbolic one's falling-apart face cancerous diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Epistemo-somática

Print version ISSN 1980-2005

Abstract

CHEVALERIAS, Marie-Paule. O discurso organizador da perinatalidade na França de hoje. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.1, pp. 32-40. ISSN 1980-2005.

Quando as manifestações comportamentais da criança e do adolescente são fonte de preocupação social ou de desordem na cidade ou no seio das familias, os políticos recorrem de imediato ao saber científico, a fim de pôr em prática qualquer dispositivo que permita dar uma reposta rápida ao tumulto ocorrido, e prevenir posteriormente tal disfunção. Inscrevendo-se nesse contexto geral, o discurso organizador da prevenção dos problemas infantis encontra na perinatalidade seu ponto de apoio. Mas quais podem ser os efeitos sobre o fato de tornar-se pai e sobre o ser em devir que é filho dessa angústia social e desse saber do Outro, que permite contê-la ? Quais poderiam ser as injunções éticas de uma política de prevenção em perinatalidade, baseada numa abordagem preditiva do tornar-se do sujeito?

Keywords : Perinatalidade; Discurso social; Prevenção; Ética.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese | French     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License