SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1El discurso organizador de la peri natalidad en la Francia de hoyDadiva da contemporaneidad: donación de órganos em transplante intervivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Epistemo-somática

versión impresa ISSN 1980-2005

Resumen

SOARES, Anamarina de Oliveira  y  LOBO, Rosa Carla de Mendonça Melo. Do imaginário ao simbólico: o desabamento do sujeito frente à doença oncológica. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.1, pp. 41-49. ISSN 1980-2005.

O homem está inserido em uma sociedade dita hoje narcisista, onde o universo ilusório do tudo ter e tudo poder são as regras impostas por esse mundo contemporâneo. Entretanto, é diante do adoecimento que o sujeito desaba e se depara com a sua falta. Este artigo tentou pontuar a importância da pesquisa realizada pelo psicanalista no ambiente hospitalar, abrindo a possibilidade de o sujeito falar de sua história de vida para além da história de sua doença. Foi a partir do recorte de duas outras pesquisas que trataram das crenças relacionadas ao processo de adoecimento e cura em pacientes portadores de doença oncológica que se pretendeu construir reflexões a respeito da castração, do narcisismo e das representações de masculinidade e feminilidade. Buscou-se demonstrar a possibilidade de aproximação entre a pesquisa empírica representada pelo discurso da ciência, que nega a subjetividade, e a pesquisa psicanalítica que pode favorecer a escuta psíquica do sujeito e contribuir para a interlocução dos vários saberes, possibilitando uma melhor intervenção da equipe multiprofissional.

Palabras clave : Pesquisa; Psicanálise; Ciência; Câncer.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License