SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Gift of contemporaneousness: organ donation in living donor transplantationPsicanálise, ciência extima author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Epistemo-somática

Print version ISSN 1980-2005

Abstract

RODRIGUES, Gilda Vaz. a-Cessos ao reala-Ccess to reala-Ccediento a lo reala-Ccès au réel. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.1, pp. 62-68. ISSN 1980-2005.

A autora destaca, em sua elaboração, os avanços que ocorreram na psicanálise a partir do ensino de Lacan, assinalando, entretanto, os impasses que o tratamento psicanalítico encontra em seu percurso. Se, anteriormente, o que se priorizava em uma análise era a vertente metafórica dos sintomas, hoje, esse trabalho ainda constitui o estofo de uma análise, porém, a sua direção, cada vez mais, se orienta para o real. O trabalho analítico é abordado, aqui, na perspectiva da clínica enfatizando o manejo dos discursos. A autora faz uma abordagem sobre os efeitos do discurso do analista. Sua atenção se detém na especificidade desse discurso, ressaltando a função da impossibilidade que permeia seu giro. O discurso do analista preserva a impossibilidade de se analisar tudo: há sempre um resto que escapa à captura discursiva. Trata-se, portanto, do real. A psicanálise, hoje, tem como enfoque esse resto e o nome do que sinaliza o que resta da operação analítica é objeto a. A impossibilidade de nomear esse objeto deixa uma porta aberta para o novo, tanto no campo do sujeito como no da cultura.

Keywords : Discurso do analista; Real; Objeto a; Impossibilidade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License