SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1O valor do tratamento numa instituição públicaO analista sinthoma: uma das funções do analista no hospital geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Epistemo-somática

versão impressa ISSN 1980-2005

Resumo

MONTEIRO, Kátia Cristine Cavalcante. O consentimento informado na pesquisa em psicologia hospitalar. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.1, pp. 84-92. ISSN 1980-2005.

O presente trabalho visa discutir o consentimento informado na pesquisa em Psicologia Hospitalar. O Termo de Consentimento é um documento sugerido por declarações internacionais e resoluções que versam acerca das pesquisas envolvendo seres humanos. Nesse documento o consentimento do ser humano é essencial e sua função precípua é estabelecer a responsabilidade do pesquisador de garantir o acesso às informações necessárias para que o sujeito compreenda quais procedimentos serão realizados e julgue se é interessante, ou não, participar da pesquisa. O psicólogo hospitalar pode atuar como pesquisador ou membro de um Comitê de Ética em Pesquisa, porém seu desafio principal é sugerir mecanismos que diminuam a assimetria da relação entre cientistas e voluntários, assegurando um diálogo que garanta, não somente a voluntariedade do indivíduo, mas que um real processo de comunicação entre as partes ocorra.

Palavras-chave : Termo de Consentimento; Consentimento informado; Bioética; Psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License