SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1El consentimiento informado en investigación de psicología hospitalariaInfancia y discurso: la ética del psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Epistemo-somática

versión impresa ISSN 1980-2005

Resumen

COUTO, Luis Flávio Silva. O analista sinthoma: uma das funções do analista no hospital geral. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.1, pp. 93-109. ISSN 1980-2005.

Trata-se da tentativa de formalizar uma função do analista no hospital geral que se coloca na vertente que vai além da escuta de um paciente. Reconhecendo a importância da escuta, este texto pretende apontar a existência de uma outra função, qual seja, a de permitir a organização de uma consistência de campos em um hospital, articulando-os com o quarto laço do último ensino de Lacan, isto é, do sinthoma. Procura-se apontar a função sinthoma do psicanalista no enlaçamento de demandas do corpo clínico, do corpo de funcionários, pacientes e familiares, entre outras. O embasamento teórico da proposta referida a elementos que não o RSI pode ser encontrado em Lacan, Quinet, Nominé, Alicia Arenas, Éric Laurent e Leonardo Gorostiza, citados no texto. Sustentando-se como elemento de amarração, deve o analista ser capaz de perceber o momento de considerar a sua função terminada quando os elementos em questão conseguirem outra forma de amarração. Nesse caso, o analista pode ser descartado da situação, deixando-se cair como resto.

Palabras clave : Psicanálise lacaniana; Hospital geral; Função do analista; Sinthoma.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License