SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Infancia y discurso: la ética del psicoanálisisLa ciencia y la religión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Epistemo-somática

versión impresa ISSN 1980-2005

Resumen

ELIAS, Valéria de Araújo. O corpo além do corpo: os reflexos da (im) possibilidade. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.1, pp. 119-136. ISSN 1980-2005.

A partir da experiência clínica com transexuais femininas, no âmbito hospitalar, realizou-se uma pesquisa em psicanálise privilegiando-se os processos de subjetivação que atuaram na construção da demanda de “mudança de sexo”. As saídas ou soluções encontradas para o impasse vivido revelaram que, em alguns casos, além da fascinação pela imagem, a busca pela tecnologia esteve pautada em um duplo eixo: um horizontal, que tornaria o desejo por um outro homem (livrando-se do tabu da homossexualidade) um efeito da sua heterossexualidade. E um vertical, na relação com o Outro da ciência, pautada no imaginário de que é a forma biológica dos genitais que define a ’identidade sexual’ e não o Falo, referente da Lei simbólica.

Palabras clave : Psicanálise; Hospital; Corpo; Transexualismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License