SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A elisão do sujeito no "palavrório" tecnocientífico da medicinaInstabilidade psicomotora ou hiperatividade?: riscos dos deslizamentos dos discursos sobre a psicopatologia infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Epistemo-somática

versão impressa ISSN 1980-2005

Resumo

DUFOUR, Véronique. A criança, o bonhomme e a família: un état de quelques lieux?. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 29-48. ISSN 1980-2005.

Os encontros entre colegas brasileiros e franceses, há dois anos, permitiram iniciar a pesquisa Copsyenfant em Belo Horizonte. Ela começou no serviço de psicoterapia da criança e do adolescente dirigida pelo professor Bursztejn, nos hospitais universitários de Strasbourg. Anne Ciani e Maryse Klein Mélonio quiseram informar-se sobre nosso trabalho no hospital, relacionado ao desenho de criança, por acharem que essa fonte de expressão tão rica, por meio da qual as crianças se manifestam, era freqüentemente inutilizada. Seu domínio, a psicomotricidade, encontrou um modo de ser discutido e enriquecido com o nosso. Do trabalho clínico do hospital, ajuntamos a unidade de pesquisa em Psicologia: Subjetividade, conhecimentos e laço social (Universidade Louis Pasteur: URP/SCLS EA 3071), dirigido pelo professor Serge Lesourd. Tendo obtido rapidamente o reconhecimento do ministério pela Agência Nacional da Pesquisa, pudemos desenvolver esse projeto, também sob o aspecto internacional, que vem ainda enriquecer as perspectivas. Construímos dispositivos de análise para acolher os numerosos desenhos das crianças. Isso e uma apresentação por país é o que lhes propomos nos pôsteres cuja animação é de Cristel Girerd, doutoranda encarregada dos estudos em Strasbourg. A análise dos dados é ainda em si mesma muito pouco avançada. Esta pesquisa reúne, então, o trabalho de um número já importante de pesquisadores, de práticos e de crianças, do Vietnã, do Brasil, da Rússia, da Tunísia, do Canadá e da França. Dedico-lhes esta apresentação, que vai tentar dar conta do conjunto. Além disso, dois anos atrás, eu havia apresentado meus trabalhos sobre o declínio da função paterna, com base na observação da criança intelectualmente superdotada. Essas hipóteses serão retomadas aqui à luz do encontro com um trabalho em equipe.

Palavras-chave : Pesquisa internacional CoPsyenfant; Laços familiares e sociais; Identidade da criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License