SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2The discourse of sciences in modern times and psychoanalysisOf wordage and mortgage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Epistemo-somática

Print version ISSN 1980-2005

Abstract

DUARTE, Danielle Alessandra do Carmo  and  EGUCHI, Joyce Akemi dos Santos. O enigma do universo feminino. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 83-90. ISSN 1980-2005.

Nossa proposta com este texto é fazer algumas considerações a respeito da feminilidade e seu processo de constituição, com base na interlocução com o filme dirigido por Sofia Copolla, Maria Antonieta, uma jovem que, aos quatorze anos de idade foi incumbida pela mãe a selar uma aliança entre a Áustria e a França, casando-se com Luís XVI. Sua história é marcada por um casamento não consumado por um longo tempo e pela espera de poder gerar um filho herdeiro. Este drama ilustra a transição da jovem-menina, ingênua e pouco sofisticada, numa coroada rainha-mulher, de lendário porte e elegância. Para tanto, lançamos uma indagação já usada por Freud na conferência XXXIII -A feminilidade: O que quer uma mulher? O que significa ser uma mulher?

Keywords : Sexualidade feminina; Maternidade e feminino.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License