SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Entre o verbo e a verbaBiopolítica e contemporaneidade: ato médico e ato analítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Epistemo-somática

versão impressa ISSN 1980-2005

Resumo

PEREZ, Glória Heloise. Medicina baseada em evidências: Psicologia hospitalar baseada em evidências? uma análise das relações entre psicologia hospitalar e pesquisa epidemiológica. Epistemo-somática [online]. 2007, vol.4, n.2, pp. 99-108. ISSN 1980-2005.

Vivemos o domínio do discurso da ciência que se presentifica nas pesquisas. A medicina contemporânea opera com base em evidências. A conduta médica deve estar baseada nos resultados recentes das pesquisas epidemiológicas. A medicina baseada em evidências valoriza a objetividade da ciência em contraposição à subjetividade do médico. E, apesar de nesta concepção a doença ser localizada no corpo e pressupor uma dissociação corpo-mente, são aceitos os resultados de pesquisas mostrando a influência de características psicológicas e do comportamento no curso e desenvolvimento de doenças somáticas. A incorporação desse tipo de conhecimento ao saber médico determinou a inserção do psicólogo e do psicanalista no contexto hospitalar, o que os coloca no diálogo com a pesquisa epidemiológica. Apresentando um percurso de experiência em pesquisa epidemiológica em psicologia hospitalar, discute-se sua realização como estratégia de inserção da subjetividade na ordem médica.

Palavras-chave : Pesquisa; Hospital; Psicologia Hospitalar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License