SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Mulher e esporte: uma perspectiva de compreensão dos desafios do IronmanProjetos sociais em discussão na psicologia do esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

PEREIRA, Norma Fernandes; SANTOS, Renata Grasielle Michielini  e  CILLO, Eduardo Neves Pedrosa de. Arbitragem no futebol de campo: estresse como produto desse controle coercitivo. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-11. ISSN 1981-9145.

Pouco se tem publicado a respeito da arbitragem de futebol e deste contexto, quase não se encontram referências bibliográficas que tratem deste universo e suas adversidades. Os trabalhos existentes, geralmente, trazem descrições sobre atletas e ambiente esportivo. O presente trabalho pretende relacionar a literatura sobre coerção e seus subprodutos com a avaliação de possíveis fatores causadores de estresse na arbitragem de futebol de campo. Para tal, a metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, realizada em bases de dados específicas, na busca da elaboração de uma síntese entre os temas relacionados. Um objetivo adicional é contribuir para produção de literatura específica em um campo tão escasso.

Palavras-chave : Coerção; Arbitragem; Desempenho esportivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License