SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Soccer's referee: stress and coercitive controlA reversal theory perspective on the motivacional states of soccer players in Canada, Germany, and Japan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

On-line version ISSN 1981-9145

Abstract

SILVA, Fábio Silvestre da. Projetos sociais em discussão na psicologia do esporte. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-12. ISSN 1981-9145.

Este texto pretende analisar as possibilidades de atuação dos psicólogos do esporte desde a emergência do novo conceito de "Psicologia Social do Esporte". Propõe uma discussão sobre as questões da responsabilidade social do profissional da Psicologia do Esporte e sugere novas possibilidades de atuação na perspectiva dos projetos sociais ligados com educação pelo esporte. Apresenta a crítica que incidia sobre o psicólogo a serviço das elites, em contraste com o psicólogo do esporte mais comunitário, atento às metodologias qualitativas. Se o primeiro estava convicto do objeto de sua disciplina, o segundo, sensível aos aspectos sociais, históricos, antropológicos e políticos do contexto. Dos pressupostos teóricos e metodológicos apresentados nestas práticas voltadas apenas para o alto rendimento sugerir-se-á um retorno a questões psicológicas, enriquecidas com os referenciais das ciências sociais, numa tentativa de melhor precisar o "olhar" do psicólogo do esporte com atuação nos projetos sociais.

Keywords : Psicologia social do esporte; Projeto social; Educação pelo esporte; Comunidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License