SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Projetos sociais em discussão na psicologia do esporteFrom the Sports Psychology we got to the Sports Psychology we want author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

On-line version ISSN 1981-9145

Abstract

GEISLER, Guido  and  LEITH, Larry M.. Estados motivacionais de jogadores de futebol no Canadá, Alemanha e Japão na perspectiva da teoria dos reversos. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-19. ISSN 1981-9145.

Esse estudo descritivo e exploratório baseia-se na Teoria dos Reversos para investigar o estado motivacional de 179 jogadores de futebol universitário no Canadá, Alemanha e Japão. Dados foram também obtidos a partir do que os jogadores pensam em relação ao ambiente universitário futebolístico. Os resultados sugerem que todos os participantes estavam orientados pelos estados motivacionais maestria (competitivo e controle sobre outros) e conformidade (tendência a estar de acordo com as regras) durante o jogo. Identificou-se que o estado télico (evita alta excitação com foco no objetivo) é muito significativo entre jogadores japoneses. Estes também apresentam maior significância para ambos os estados simpático (cooperativo e harmonização com outros) e alóico (altruístico e preocupação com o resultado do outro) em comparação com atletas canadenses e alemães. Ainda com referência à dominância dos estados motivacionais, jogadores canadenses pareciam estarem mais conscientes do seu estado dominante, maestria. Enquanto que na equipe japonesa o estado télico foi observado como o mais predominante, na alemã há um maior predomínio dos estados alóico, áutico (egoístico e preocupação com os próprios resultados) e maestria. Outros dados, obtidos por análise de conteúdo, revelaram que o futebol universitário no Canadá e Japão promovem os aspectos social-rendimento com preocupação com atmosfera do jogo. Enquanto que na Alemanha observa-se maior enfoque nos aspectos social-recreacional que nas equipes anteriores. Esses resultados apóiam fundamentos preliminares para posteriores trabalhos inter-culturais. Pesquisas futuras poderiam considerar estados motivacionais de mais futebolístas, incluindo jogadores brasileiros, bem como a correlação desses estados com relação à vitória e derrota durante períodos de tempo.

Keywords : Estados motivacionais; Teoria dos reversos; Futebol; Estudos inter-culturais; Esporte universitário; Análise de conteúdo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License