SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1A reversal theory perspective on the motivacional states of soccer players in Canada, Germany, and JapanSoccer and male subjectivity building: readings by social psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

On-line version ISSN 1981-9145

Abstract

RUBIO, Kátia. Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-13. ISSN 1981-9145.

Há algumas décadas a Psicologia do Esporte no Brasil vem se organizando e se firmando como uma realidade tanto entre a Psicologia, nos aspectos relacionados com a formação, como também junto a atletas e equipes esportivas. A partir da resolução 014/00, do Conselho Federal de Psicologia, esse quadro sofreu uma drástica alteração, uma vez que a Psicologia do Esporte passou a ser considerada como uma especialidade da Psicologia, regulamentando o exercício profissional e a formação dos psicólogos desejosos de atuarem junto à Psicologia do Esporte. Esse artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da Psicologia do Esporte apontando suas especificidades no Brasil, bem como sua proximidade com a Psicologia Social e a singularidade do trabalho clínico nesse contexto. Para tanto descreve as várias áreas onde a atuação do psicólogo ocorre e a singularidade desse fazer profissional em um país como o Brasil que apresenta uma estrutura esportiva singular dentro do contexto internacional.

Keywords : Psicologia do esporte; Atuação em psicologia do esporte; Psicologia social do esporte; Clínica em psicologia do esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License