SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1De la psicología del deporte que tenemos a la psicología del deporte que queremosCoaching y resiliencia: intervenciones posibles para presiones y miedos de gimnastas y esgrimistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versión On-line ISSN 1981-9145

Resumen

FREITAS, Marcel de Almeida. Futebol e construção da subjetividade masculina: leituras da psicologia social. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-19. ISSN 1981-9145.

O artigo busca focar alguns aspectos da construção das subjetividades masculinas enfatizando o caráter cultural desse processo tendo o futebol, fenômeno social viril por excelência, como pano de fundo. A fim de que a teoria seja mais solidamente corroborada, são apresentados trechos de entrevistas feitas com torcedores de times de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro. A metodologia foi baseada em técnicas qualitativas e o tratamento dos dados fundamentado na Análise do Discurso. Entre as considerações preliminares da pesquisa expostas no texto estão: a masculinidade se caracteriza pelos vínculos coletivos, isto é, difere da feminilidade, mais baseada nas relações face a face, e as subjetividades masculinas são socializadas para a violência, seja física ou simbólica, e isto é um diferencial em relação à feminilidade.

Palabras clave : Masculinidade; Futebol; Violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License