SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Coaching and resilience: possible interventions to ease the gymnastics and fences' pressure and fearsSport Psychology on professional role athletes development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

On-line version ISSN 1981-9145

Abstract

DIAS, Mariana Hollweg  and  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Estudo exploratório sobre o abandono do esporte em jovens tenistas. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-18. ISSN 1981-9145.

Procurou-se investigar possíveis fatores que pudessem estar associados com a intenção de abandono do esporte entre jovens atletas, com o intuito de obter dados que eventualmente pudessem ser utilizados para a compreensão do fenômeno ou mesmo para subsidiar intervenções preventivas. Foi criado um instrumento para este estudo, onde se requisitava informações sobre a prática esportiva e investigava diversos pensamentos e sentimentos em relação à prática do tênis (incluindo pensamentos de abandono). Foram encontradas correlações significativas entre a variável pensamentos de abandono e as seguintes variáveis: número de horas treinadas por semana (correlação negativa), metas não alcançadas, preocupação menor com os resultados, cobranças por parte de pais e treinadores as quais os atletas não sabem se conseguirão atingir, o fato de sentirem-se menos valorizados pelo treinador do que os colegas, de não estarem mais sentindo prazer em treinar e vontade de ir aos treinos e ainda a falta de recurso financeiro.

Keywords : Psicologia do esporte; Jovens atletas; Tênis; Abandono do esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License