SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Coaching e resiliência: intervenções possíveis para pressões e medos de ginastas e esgrimistasPsicologia do esporte no desenvolvimento do papel profissional de atleta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

DIAS, Mariana Hollweg  e  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Estudo exploratório sobre o abandono do esporte em jovens tenistas. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-18. ISSN 1981-9145.

Procurou-se investigar possíveis fatores que pudessem estar associados com a intenção de abandono do esporte entre jovens atletas, com o intuito de obter dados que eventualmente pudessem ser utilizados para a compreensão do fenômeno ou mesmo para subsidiar intervenções preventivas. Foi criado um instrumento para este estudo, onde se requisitava informações sobre a prática esportiva e investigava diversos pensamentos e sentimentos em relação à prática do tênis (incluindo pensamentos de abandono). Foram encontradas correlações significativas entre a variável pensamentos de abandono e as seguintes variáveis: número de horas treinadas por semana (correlação negativa), metas não alcançadas, preocupação menor com os resultados, cobranças por parte de pais e treinadores as quais os atletas não sabem se conseguirão atingir, o fato de sentirem-se menos valorizados pelo treinador do que os colegas, de não estarem mais sentindo prazer em treinar e vontade de ir aos treinos e ainda a falta de recurso financeiro.

Palavras-chave : Psicologia do esporte; Jovens atletas; Tênis; Abandono do esporte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License