SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Sport Psychology on professional role athletes developmentSportive practice as an activity potencially promoter of resilience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

On-line version ISSN 1981-9145

Abstract

SILVA, Mônica d'Fátima Freires da. A psicologia do esporte no contexto do sistema de conselhos. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-11. ISSN 1981-9145.

O objetivo deste artigo é discutir como se organizou a Psicologia do Esporte, como está e como se estrutura a especialidade no presente momento, no Brasil. O presente artigo é uma síntese do trabalho desenvolvido para a conclusão do curso de especialização em Psicologia do Esporte, em 2005. Como monografia a metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica sobre a administração esportiva, bem como documentos do Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP) e um levantamento de publicação de trabalhos científicos dos psicólogos atuantes na área do esporte através dos congressos: V Congresso Nacional de Psicologia; I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão; I Congresso Latino Americano de Psicologia; 30º Congresso interamericano de Psicologia. O ponto de partida foi pensar em um trabalho que pudesse ser reflexivo. O que se observa após análise desse material é que ainda é pequeno o número de profissionais que se identifica com a área, gerado, talvez, pela brevidade da formação, e as dificuldades de se inserir no mercado de trabalho. Por outro lado, constata-se que vem havendo um aumento gradativo de participações em congressos e publicações sobre a Psicologia do Esporte.

Keywords : Psicologia do esporte no Brasil; Exercício profissional; Especialização em psicologia do esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License