SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A psicologia do esporte no contexto do sistema de conselhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

SANCHES, Simone Meyer. A prática esportiva como uma atividade potencialmente promotora de resiliência. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 01-15. ISSN 1981-9145.

Na Psicologia o termo resiliência se tornou um conceito de fundamental importância, ao buscar investigar como algumas crianças, mesmo vivendo em ambientes hostis, conseguem superar as dificuldades e apresentar padrões adaptados de normalidade, sendo então consideradas resilientes (Poletto & Koller, 2002). O objetivo desta pesquisa foi investigar como a prática esportiva pode ser uma atividade potencialmente promotora de resiliência. Os participantes foram 11 adolescentes de uma instituição localizada em Campinas-SP, que ensina a prática do atletismo. Foi utilizado um instrumento denominado Mapa dos Cinco Campos (Samuelson, Therlund & Ringstron, 1996), que avalia a rede de apoio social e afetivo, associado a uma entrevista semi-estruturada. Os resultados apontaram que o campo referente ao projeto de atletismo foi o que obteve o maior número de pessoas citadas e o maior Fator de Proximidade. Identificou-se que a maioria dos participantes considera tanto o seu técnico quanto os colegas do projeto muito próximos de si. Os dados qualitativos destacaram muitas outras contribuições do projeto, como a maior aceitação do seu corpo, o aumento da auto-estima, da auto-confiança, motivação e da competência social, a atribuição de uma função social, aumento da responsabilidade, a ocupação do tempo ocioso, a mudança dos hábitos de vida e o estabelecimento de metas para suas vidas. Portanto os dados confirmaram que o projeto fortaleceu a rede de apoio social e afetivo dos adolescentes, além de promover muitos outros aspectos considerados essenciais para a promoção de resiliência.

Palavras-chave : Resiliência; Prática esportiva; Rede de apoio social e afetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License