SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Vigorexia: revisión de los aspectos actuales de este distúrbio de la imagen corporal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versión On-line ISSN 1981-9145

Resumen

BARROS, Keila Sgobi de. Recortes da transição na carreira esportiva. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.1, pp. 01-27. ISSN 1981-9145.

A transição de carreira ocorre nas mais diversas profissões. Por transição na carreira esportiva compreendemos desde a transição entre as fases de desenvolvimento do atleta no esporte, até o encerramento da carreira esportiva. Este trabalho de revisão bibliográfica pretende compreender como a Psicologia do Esporte aborda este tema. Para isso, buscou-se definir o processo de transição de carreira esportiva, suas fases e como os atletas percebem e enfrentam cada momento. Foram expostos alguns modelos conceituais que têm como objetivo preparar o atleta para cada fase, valorizando seu conhecimento prévio e buscando fortalecê-lo. O trabalho proporcionou verificar que a atuação do psicólogo do esporte é ainda pouco desenvolvida, encontrando-se escassa referência bibliográfica, especificamente no Brasil, onde foram relacionadas somente duas revisões de literatura a respeito do tema. Pode-se concluir que o psicólogo do esporte brasileiro necessita atuar neste campo para a compreensão da realidade nacional, considerando características econômicas, sociais e culturais do contexto esportivo e a especificidade de nosso atleta, suas necessidades e dificuldades para que programas específicos sejam desenvolvidos a fim de enfrentar as adversidades resultantes de transições que ocorrem durante a carreira esportiva.

Palabras clave : Psicologia do esporte; Transição na carreira esportiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License