SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Interfaces entre dismorfia muscular e psicologia esportivaBem-estar e locus de controle no esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

LAVOURA, Tiago Nicola  e  MACHADO, Afonso Antonio. Investigação do medo no contexto esportivo: necessidades do treinamento psicológico. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.1, pp. 01-28. ISSN 1981-9145.

Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de história de vida e análise de conteúdo temático, este trabalho teve o objetivo de investigar as situações ou acontecimentos que podem desencadear nos atletas o sentimento de medo, como tais indivíduos reconhecem tal sentimento em seus contextos esportivos, e lidam com ele para que o mesmo não prejudique ou interfira na performance esportiva. Participaram deste estudo 10 indivíduos das modalidades mountain bike e canoagem. Nesta pesquisa, evidencia-se que o medo é uma emoção que, constantemente, se faz presente no contexto esportivo, recebendo diferentes representações e interpretações dos atores sociais, assim como a grande diversidade e complexidade dos estados emocionais, na prática esportiva, entendendo-se que, quanto maior sua exigência, quanto maior o nível de desempenho exigido dos atletas, maior a dinâmica destes estados afetivos, e a sua influência na performance dos mesmos.

Palavras-chave : Medo no esporte; História de vida; Rendimento esportivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License