SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Bem-estar e locus de controle no esporteImaginação e criação de estados mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

MEIRA JUNIOR, Cássio de Miranda et al. Extroversão, neuroticismo e desempenho motor em crianças executando arremessos de dardo de salão. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.1, pp. 01-14. ISSN 1981-9145.

Classificadas nos pólos extremos da Escala de Traços de Personalidade para Crianças (ETPC) quanto aos traços de personalidade Extroversão e Neuroticismo, sessenta crianças 10,3 ± 0,8 anos, 28 meninos e 32 meninas foram aleatoriamente alocadas em quatro grupos experimentais: baixa Extroversão, alta Extroversão, baixo Neuroticismo e alto Neuroticismo. A tarefa motora consistiu em arremessar o dardo de salão com a mão dominante em um alvo circular. Cinco tentativas foram executadas com fornecimento de conhecimento dos resultados. Os resultados indicaram associações entre a pontuação na tarefa e os escores dos grupos de Extroversão e de Neuroticismo.

Palavras-chave : Traços de personalidade; Desempenho motor; Dardo de salão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License