SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Extraversión, neuroticismo y desempeño motriz con niños ejecutando lanzamientos de dardo de salónPredictores psicológicos en relación con la auto-presentación en el deporte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versión On-line ISSN 1981-9145

Resumen

RUBIO, Kátia. Imaginação e criação de estados mentais. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.1, pp. 01-22. ISSN 1981-9145.

Há um consenso entre atletas e equipes técnicas sobre a utilização de treinamento mental para a obtenção de ótimos níveis de rendimento. Isso porque tanto a literatura, como a experiência prática dos atletas têm demonstrado o quanto se pode aperfeiçoar um gesto técnico ou realizar um prova com perfeição desde que ele tenha sido exaustivamente ensaiados anteriormente. O objetivo desse trabalho foi analisar como um atleta medalhista olímpico, de uma modalidade individual, assimilou e organizou o treinamento mental ao longo de sua carreira esportiva, tanto em situações de treino como de competições. A coleta de dados se deu por meio de sua história de vida, em um modelo clínico-analítico obtidas por meio das impressões do atleta a respeito de sua carreira e dos momentos em que ele experimentou emoções ímpares a respeito dessas vivências.

Palabras clave : Treinamento mental; Flow feeling; Imaginação; Psicologia do esporte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License