SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2The subjective senses of production and the subjective configurations in sport specialization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

On-line version ISSN 1981-9145

Abstract

BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide  and  BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. Motivação e perspectiva futura no tênis infanto-juvenil. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 1-20. ISSN 1981-9145.

O tema em questão trata da Motivação Humana relacionada ao esporte. O objetivo deste artigo é de apresentar e discutir a Teoria da Motivação Humana de Nuttin (1980a, 1985) e as contribuições de Lens (1993) - no que tange a noção de motivação da perspectiva futura - e de Ruel (1987) - que trata da noção de motivação e representação do si-mesmo, destacando a relevância de suas aplicações no contexto do tênis infanto-juvenil. Contudo, tal revisão permitiu explorar possíveis conceitos relativos ao construto motivação, principalmente no que se refere às perspectivas futuras e, suas aplicações em tenistas infanto-juvenis. Pode-se concluir que a significação motivacional, na perspectiva futura, caracteriza-se no comportamento em um conjunto de seqüências organizadas no tempo. A unidade da diversidade de pesquisas demonstra que indivíduos que pensam a longo termo privilegiam o futuro, em detrimento do passado.

Keywords : Motivação; Perspectiva temporal; Tenistas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License