SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Motivação e perspectiva futura no tênis infanto-juvenilDisposições pessoais de tenistas jovens: um estudo fundamentado na teoria bioecológica de Bronfenbrenner índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

DOBRANSZKY, István de Abreu  e  REY, Fernando Luis González. A produção de sentidos subjetivos e as configurações subjetivas na especialização esportiva. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 1-18. ISSN 1981-9145.

O presente artigo tem como objetivo analisar a produção de sentidos subjetivos de uma adolescente em processo de especialização esportiva. Embora este tema não seja inédito, existe a necessidade de atenção por parte dos psicólogos esportivos, devido a supervalorização da vitória na sociedade contemporânea. Nossa análise parte do estudo da subjetividade em uma abordagem histórico-cultural, que considera a história do sujeito, e todas as atividade que participa como uma produção subjetiva complexa a qual se expressa de uma forma particular tanto na subjetividade social quanto a individual, contribuindo para a compreensão do ambiente esportivo. Foram utilizadas entrevistas, dinâmicas conversacionais e complemento de frases durante um acompanhamento de cinco meses de um grupo de triatletas.

Palavras-chave : Subjetividade; Adolescente; Especialização esportiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License