SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A produção de sentidos subjetivos e as configurações subjetivas na especialização esportivaO posicionamento existencial frente à dor: uma aproximação fenomenológica às experiências de atletas lesionados em tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

KREBS, Ruy J.; COPETTI, Fernando; SERPA, Sidónio  e  ARAUJO, Duarte. Disposições pessoais de tenistas jovens: um estudo fundamentado na teoria bioecológica de Bronfenbrenner. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 1-24. ISSN 1981-9145.

O objetivo deste estudo foi avaliar as disposições pessoais de tenistas jovens com suporte na Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. Os dados coletados por Copetti (2001) para sua tese de doutorado foram usados para uma metanálise. Foram identificadas quatro categorias de análise: disposição para engajamento, disposição para permanência, disposição para o abandono e disposição pra reorganizar ações. Os resultados enfatizaram a necessidade de se utilizar os fatores de interação sugeridos no modelo bioecológico e concluiu-se que qualquer avaliação de atributos pessoais de tenistas jovens dependerá da continuidade e descontinuidade de suas disposições pessoais, bem como da interação dos demais fatores que compõe o modelo da Teoria Bioecológica.

Palavras-chave : Disposições pessoais; Tenistas jovens; Teoria bioecológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License